Aracaju, uma das primeiras cidades planejadas do mundo |
Por Marcia Cruz
Tem uma frase que define bem Sergipe: o pequeno notável! O menor Estado do Brasil tem seus encantos e belezas, e cresce a cada dia em todas as áreas.
Muitos estão descobrindo o que os baianos já sabiam há tempo (e por isso há tantos baianos em Sergipe): o quanto é agradável e mais econômico viver em solo sergipano.
Aracaju, que foi uma das primeiras cidades planejadas do país e do mundo, tem a maior parte de sua orla às margens do rio Sergipe, oferecendo uma paisagem linda e sem o desconforto e prejuízo da maresia.
Tem também uma outra vantagem, cada vez mais valorizada: por ser pequena, é tudo muito mais perto, e aí economiza-se tempo no trânsito, no engarrafamento e, o que é melhor, no bolso.
Muitos dizem que morar em Aracaju é ter os benefícios de uma cidade interiorana, porém ao mesmo tempo cosmopolitana. E é verdade! Se tem bons restaurantes, lazer diversificado, shows, teatros e, ao mesmo tempo, a calma de se caminhar pela cidade, de tomar um picolé de fruta natural, andar pelos calçadões do Centro, ou circular pelos shoppings; ou, quem sabe, curtir as belezas da Orla mais linda do país ou fazer a terapia gastronômica que consiste em comer caranguejo na calma, uma das iguarias típicas da região.
Praia do Saco, no Litoral Sul |
Para quem gosta de praia, as opções são variadas. E, o que é melhor, as praias são limpas e propícias para banho - a vantagem de não se ter muita população na orla marítima -. O que está sendo modificado nos últimos anos graças a expansão da cidade em direção ao bairro Aruana e ao povoado Mosqueiro (um nome, convenhamos, inconveniente e asqueroso, mas que nada tem a ver com o local, com lindas casas de veraneio, restaurantes, clubes de lazer e agora um verdadeiro boom imobiliário).
Mas esta “invasão” tem seu lado negativo. Além de lotar a cidade, tudo subiu muito de preço, principalmente o valor de imóveis. Mesmo assim, a capital sergipana ainda oferece a melhor qualidade de vida, título conquistado e reconhecido, e alguns custos que ainda equilibram o orçamento, como escola e faculdades, por exemplo, que possuem preços atrativos e estruturas que não deixam nada a desejar das grandes cidades.
Cânion em Canindé do São Francisco |
No interior, você tem como roteiros obrigatórios a cidade de Canindé do São Francisco, onde ficam os cânions da Hidroelétrica de Xingó. O passeio de catamarã é maravilhoso e imperdível! Aproveite e conheça Paulo Afonso, na Bahia, Piranhas, em Alagoas, e Delmiro Gouveia, em Pernambuco. É meio louco isso, mas fica tudo próximo! E tem roteiros turísticos interessantes em todas as cidades.
Conheça o Parque dos Falcões em Itabaiana; a Fazenda Boa Luz em Laranjeiras; a cidade histórica de São Cristóvão, a 4ª mais antiga do Brasil; e conheça as praias dos litorais Norte e Sul.
No litoral Sul, conheça as praias de Caueira e do Saco e faça o passeio de escuna à Ilha da Sogra, que fica no caminho para Mangue Seco, já na divisa com a Bahia (onde foi gravada cenas da novela “Tieta”, da Rede Globo). A história é hilária e já saiu em programas nacionais. É verdade, a ilha desaparece quando a maré enche, e então você entende porque os engraçadinhos a chama de “ilha da sogra”.
Ponte que liga Aracaju a Barra dos Coqueiros e praias do Litoral Norte |
Mas não é só isso não: tem muito mais! Um outro passeio imperdível é visitar a foz do Rio São Francisco, onde ele deságua no mar. E encantar-se em descobrir este pequeno porém notável e belo Estado.
Sergipe – tudo tão perto! Que tal desvendá-lo?
Click e saiba mais!