ONDE COMER

A gastronomia sergipana tem dois fortes ingredientes os frutos do mar e o milho. Os principais pratos da culinária sergipana são os ensopados e moquecas, fritadas e caranguejadas, além de muito peixe e frutos do mar, camarões, siris, aratus e arraias.

Mas a fama mesmo é o caranguejo. O sergipano cultiva o hábito de “quebrar” o caranguejo regado ao molho vinagrete e a um bom bate papo. É quase como uma terapia! Se não quiser sujar as mãos (o que é inevitável), coma o marisco numa casquinha, pastel ou mesmo ensopado ou moqueca. Vale a pena experimentar!

Existe até a Passarela do Caranguejo, na Atalaia, onde moradores e turistas podem se deliciar com a iguaria e, inclusive, com as promoções. Tem dias em que o tira-gosto vem em porção dobrada. Não só o caranguejo como também outros petiscos apreciados, quer de dia, quer de noite: casquinha de caranguejo, siri ou aratu, pastéis, caldinhos de sururu, ostra e camarão, e porções generosas de lambreta, uma espécie de marisco muito saboroso.


O milho também é um importante ingrediente de várias iguarias sergipanas, como: cuscuz, bolos, canjicas, pamonhas. Principalmente no período de festejos juninos, que praticamente levam dois meses, junho e julho.

A carne do sol também é um prato típico na gastronomia sergipana. Com macaxeira, pirão de leite, cuscus e até mesmo com farinha, outra paixão do sergipano.

Nas frutas, as mais típicas são as saborosas mangaba, caju, umbu e o coco, onde é consumido tanto a água como a carne do coco. Além de ser bastante usado nas moquecas e ensopados, já mais maduro.

Experimente o amendoim sergipano: é muito mais saboroso do que em outras regiões. Limpinho, seco e muito gostoso. Só tome cuidado com a dieta porque comer amendoim é como comer pipoca: a gente come por impulso.

A capital também oferece restaurantes internacionais e lanchonetes de redes famosas e fast-foods. Mas que graça tem visitar um ligar e não experimentar suas iguarias? Então, arrisque-se e bom apetite!



ONDE COMER BEM EM SERGIPE:

Em construção.